Modal Rodoviário

Início >> Conteúdo >> Modal Rodoviário

Modal Rodoviário

Modal Rodoviário

INFRAESTRUTURA EM TRANSPORTE E MOBILIDADE INTERMUNICIPAL

Com o objetivo de promover a integração física das diversas regiões do Pará e melhorar a circulação de bens e pessoas, o Governo do Estado vem realizando um conjunto de obras abrangendo os diversos modais de transporte, inclusive de mobilidade urbana. Essas ações foram intensificadas, principalmente, a partir de 2012.

 

MODAL RODOVIÁRIO

      O Pará possui, aproximadamente, 13.122 km de rodovias, sendo 58% estaduais (7.659 km) e 42% federais (5.463 km). Os investimentos realizados no modal rodoviário em 2019 e 2020, no montante aproximado de R$1,03 bilhão, permitiram a intervenção em rodovias com 151 km pavimentados e com 144 km restaurados, assim como a construção de 1.129 m de pontes, incluindo principalmente pontes de concreto em substituição aos de madeira. Em relação à malha rodoviária estadual, o Governo do Estado vem buscando investimentos para incrementar o percentual de rodovias pavimentadas, que em 2020 foi verificada uma extensão pavimentada em torno de 47,8% (3.658 km). Entre os investimentos previstos, está o do financiamento para o Projeto de Desenvolvimento e Integração Regional do Estado do Pará (PRODEIR) que prevê a pavimentação de aproximadamente 472 km de rodovias estaduais, o que causaria um incremento de 6,1% de rodovias pavimentadas. Igualmente importante, foram os investimentos em pontes de concreto armado que, em 2019 e 2020, resultaram em 683 m de pontes construídas. Nesse contexto, foram concluídas 18 (dezoito) pontes de concreto armado, com destaque para a duplicação da ponte sobre o Rio Sampaio com 197 metros, incrementando o acesso à Praia do Atalaia no Município de Salinópolis, e as pontes localizadas sobre o Igarapé Icaraçaua, Igarapé Laranjal, Rio Caji e Igarapé Bacurí, no Município de Cametá, totalizando 125 metros, em substituição às antigas pontes de madeira, na PA-467, melhorando consideravelmente o acesso às localidades do município. Em andamento, destaca-se a ponte sobre o Rio Meruú, com extensão de 560,88 metros, de grande importância para os municípios da Região de Integração Tocantins, assim como se destaca a previsão de construção de pontes sobre o Rio Alta Acará, o Rio Alto Capim e Rio Curuá-Una, todos dentro do PRODEIR. Ressalte-se também a implantação de equipamentos (balanças) para controlar o excesso de peso dos veículos de cargas nas rodovias estaduais, com previsão de controle de carga até julho de 2021, nas rodovias integrantes da malha rodoviária dos 1º, 2º, 4º e 5º Núcleos Regionais. Com essa medida, objetiva-se a preservação das rodovias de desgastes prematuros da pavimentação, além de contribuir para a redução da perda de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das cargas em excesso, que transitam por esses eixos viários, e proporcionar mais segurança nas estradas paraenses.


Publicado em: 14/06/2021 - 14:01:47