Modais de Transportes

Início >> Conteúdo >> Modais de Transportes

Modais de Transportes

Terrestre, Hidroviário e Aéreo

Infraestrutura em Transporte e Mobilidade Intermunicipal Com o objetivo de promover a identificação de ações que devam ser efetuadas na infraestrutura de transportes visando adequar a oferta de transportes às necessidades atuais e futuras do Estado do Pará, assim como promover a implantação de uma política integrada dos transportes em consonância com as diretrizes da Política Estadual de Desenvolvimento Socioeconômico, o Governo do Estado vem promovendo planos, estudos e obras abrangendo os diversos modais de transporte, inclusive de mobilidade urbana. 

 

Rodoviário

O transporte rodoviário é realizado através de rodovias, estradas, vias e pontes de ligação, podendo ser pavimentadas ou não, com a intenção de movimentar materiais, pessoas ou animais de um determinado ponto a outro.

Veja mais

 

Hidroviário

O transporte aquático, aquaviário ou hidroviário consiste no transporte de mercadorias e de passageiros por lanchas, barcos, navios ou balsas via um corpo de água, tais como oceanos, mares, lagos, rios ou canais.

Veja mais

 

Aeroviário

O transporte aéreo é o que mais contribuiu para a redução da distância-tempo ao percorrer rapidamente longas distâncias. Rápido, cômodo e seguro, movimenta pessoas e mercadorias pelo ar por meio de aeronaves, suplantando outros meios de transporte de passageiros a médias e longas distâncias.

Veja mais


Publicado em: 14/06/2021 - 13:59:26