Início >> Noticia >> Setran vai mapear situação dos ramais em Igarapé-Miri para promover melhorias

Setran vai mapear situação dos ramais em Igarapé-Miri para promover melhorias

Reunião com comitiva de Igarapé-Miri

O Secretário de Estado de Transportes, Kleber Menezes, participou de reunião, no início da tarde de hoje, no auditório da Setran, com representantes da Câmara de Vereadores de Igarapé-Miri e da comunidade local, com o vice-prefeito Antoniel O Irmão do Açaí e o ex-prefeito Roberto Pina, por solicitação do Deputado Dirceu Tem Katen. Na pauta, a recuperação dos ramais do município que, quando castigados pelas chuvas, impedem o tráfego de veículos de carga – que fazem o escoamento da produção de açaí –, do transporte escolar, de viaturas policiais e de ambulâncias, prejudicando os moradores das áreas.

Kleber Menezes apresentou a prestação de contas das obras realizadas em benefício da população do Baixo Tocantins, onde se localiza o município de Igarapé-Miri, informando que mais de 110 milhões de reais foram investidos pelo Estado em diversas obras, como a construção de sete pontes na Vila Maiauatá, na PA-407, rodovia que recebeu revestimento primário e que será pavimentada, em 2018, após a conclusão das pontes, até a PA-151; a PA-469, no trecho urbano do Carapajó até a rampa da balsa, em Cametá; a recuperação total da PA-151, que está sem qualquer buraco e recebe, atualmente, acostamentos na transposição dos trechos urbanos; em 85km de vicinais, que receberam intervenção direta do Estado; a abertura e recuperação da Transbeiradão, de Curuçambaba até a PA-151, com previsão de conclusão para o final de 2017, beneficiando muitas comunidades ao longo da estrada, dentre outras. Menezes lembrou aos presentes que “toda a malha rodoviária estadual no âmbito do Baixo Tocantins está em obras ou em plenas condições de trafegabilidade, graças aos investimentos do Estado, o que é, inclusive, nossa obrigação”, ratificou.

João Darci, da Comissão dos Moradores dos Ramais, informou aos presentes que há mais de 26 ramais necessitando de reparos. “É uma questão de dignidade para os moradores, porque em época de chuva não entram a polícia, o transporte escolar, a ambulância, o que torna crítica a situação dos moradores”, afirmou. Para dar visibilidade à questão, a Comissão, com o apoio suprapartidário da Câmara de Vereadores do Município, realizará, em 7 de novembro, uma audiência pública, para a qual serão convidados representantes do Estado, da Assembleia Legislativa e da Eletronorte, para que, juntos, consigam obter as soluções aos problemas.

O vice-prefeito Elionel O Irmão do Açaí ressaltou que Igarapé-Miri é a capital mundial do açaí. “Os ramais são via de escoamento. O município depende diretamente deles para ter dignidade”. E se comprometeu, enquanto vice-prefeito, a buscar soluções no âmbito municipal.

Para o ex-prefeito Roberto Pina a atuação da Secretaria de Transportes tem sido fundamental para garantir a logística por meio da PA-407. “É preciso agradecer à Setran por todos os investimentos que vêm sendo realizados no Baixo Tocantins”, declarou, parabenizando, ainda, o Deputado Dirceu Tem Caten e todos os vereadores, “que superaram as diferenças em prol da população”. De acordo com Pina, há necessidade do Estado celebrar convênio com a Eletronorte – “que deve muito ao nosso município” – para resolver definitivamente a questão dos ramais. “Sabemos que a Setran só poderá atuar nos pontos críticos”, ponderou.

Para finalizar a reunião, o secretário Kleber Menezes parabenizou a participação dos políticos de Igarapé-Miri, pela representatividade suprapartidária no encontro, demonstrando o exercício de cidadania que os irmanou aos anseios comunitários. E assumiu o compromisso com o grupo por meio de ações e melhorias que poderá realizar. “No próximo dia 16 dois servidores da Setran estarão em Igarapé-Miri para encontrar com dois representantes da Comissão dos Ramais que percorrerão as áreas danificadas para realizar todo o mapeamento e verificar o que é necessário fazer para deixar os ramais em condições de tráfego para o inverno, tendo como prioridade aqueles pelos quais há rota de transporte escolar, pois as crianças não podem ser prejudicadas em seus estudos”, finalizou.

Publicado em: 10/10/2017 e atualizado em 10/10/2017 as 15:54:38

Representação suprapartidária e comunidade ao final da reunião
Roberto Pina, ex-prefeito, solicitou convênio do Estado com a Eletronorte
O vice-prefeito, Antoniel O Irmão do Açaí, se comprometeu a ajudar no âmbito municipal