Início >> Noticia >> Governador autoriza no Acará obras de asfaltamento da Rodovia PA-252

Governador autoriza no Acará obras de asfaltamento da Rodovia PA-252

Obra impulsiona o desenvolvimento do Estado

"Isso aqui é um sonho realizado para mim, que durante sete anos fui motorista de ônibus da linha Acará- Abaetetuba, danificando o veículo e tendo que trocar pneu na lama. Não poderia deixar de estar aqui hoje para agradecer ao governador Simão Jatene, por transformar o sonho de pavimentação dessa estrada em realidade", disse o comerciante Paulo Viana, 49 anos, em meio a centenas de moradores do município de Acará, no nordeste paraense, que receberam o governador Simão Jatene no dia 28 de outubro para a solenidade de autorização das obras de asfaltamento da Rodovia PA-252. Jatene, assim, cumpre mais um compromisso assumido com a população da região.

Após receber o agradecimento dos acaraenses, Simão Jatene assinou as ordens de serviço para as obras de pavimentação asfáltica de 63 quilômetros da rodovia, divididas em dois trechos. O primeiro vai da rodovia Perna Sul à Vila Castanhandeua, no Acará. O segundo trecho fica entre a Vila de Castanhandeua e a Rodovia PA-475, já no município de Moju.

“Nós conseguimos equilibrar as contas públicas, e a partir daí isso permitiu que fizéssemos uma operação de crédito. Graças a isso, realizamos essa obra. Mas é bom que todo mundo tenha uma coisa clara: quem está financiando essa pavimentação asfáltica é a própria população, através dos impostos, assim como acontece com todas as obras que são feitas no Estado", destacou o governador.

Segundo o secretário de Estado de Transportes, Kléber Menezes, "esse é o cumprimento de uma promessa feita pelo governador, assumindo um compromisso legítimo com as comunidades do Acará e Moju, que hoje têm uma grande fronteira de expansão para sua produção, impulsionando o desenvolvimento do Estado".

Benefícios - As obras representam um investimento de cerca de R$ 80 milhões do Tesouro estadual, e serão realizadas por duas empresas. Com a obra, o governo do Estado oferece aos paraenses mais uma alternativa de acesso às regiões sudeste, sul e oeste. Além disso, beneficiará as populações dos municípios de Moju e Acará, que juntos têm mais de 123 mil habitantes e uma frota de 12.500 veículos.

A revitalização da estrada facilitará o transporte da produção dos dois municípios, especialmente de mel de abelha, frango, leite de vaca e peixe, além dos rebanhos bovino, bubalino, equino, caprino, ovino e suíno.

Prefeitos em festa - Assim como a população, os prefeitos de Acará e Moju, municípios diretamente beneficiados, também comemoraram o sonho que começa a ser concretizado. "Esse é um dia histórico para o Acará, com o governador nos ajudando a realizar esse antigo sonho. É com muita felicidade que estamos vendo as máquinas iniciarem o trabalho de pavimentação", declarou a prefeita de Acará, Amanda Martins.

"Essa é a obra mais importante para o desenvolvimento da nossa região. Tenho certeza que o governador Simão Jatene vai efetivá-la, e a população será efetivamente beneficiada no escoamento da produção agrícola", destacou o prefeito de Moju, Deodoro Pantoja da Rocha (Ieié Pantoja).

Obras na educação - Além da assinatura das ordens de serviço das obras da PA-252, Simão Jatene assinou documentos relativos às obras de beneficiamento de escolas nos dois municípios. A reforma da cobertura e instalação elétrica do bloco pedagógico da Escola Deusalina da Cunha e Souza Carneiro, e a reconstrução da Escola Estadual de Ensino Médio Felipe Patroni, no Acará. Em Moju foi assinado ainda o termo de doação de um terreno para a construção de uma escola municipal.

Também participaram das cerimônias de assinatura a secretária Extraordinária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene; o deputado federal Nilson Pinto; o senador Flexa Ribeiro; o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt; o diretor do Imetropará, Jorge Rezende, e o secretário de Estado de Comunicação, Daniel Nardin.

Por Syanne Neno

Fotos: Rodolfo Oliveira

Por: Syanne Neno - Agência Pará
Publicado em: 30/10/2017 e atualizado em 30/10/2017 as 10:26:12