Início >> Noticia >> Interdição da passarela visa proteger cidadãos

Interdição da passarela visa proteger cidadãos

Setran decide interditar e retirar passarela localizada em frente à Unama, na BR-316


Em entrevista coletiva concedida há pouco, no auditório da Setran, o Secretário de Estado de Transportes, Kleber Menezes, informou que a passarela localizada em frente à Unama, na BR-316, será imediatamente interditada ao tráfego de pedestres. No local, provisoriamente, serão instalados semáforos (uma parceria com a Prefeitura de Belém, que cederá os equipamentos) e realizada a sinalização vertical e horizontal para pedestres e motoristas, até que seja instalada nova passarela, em um prazo estimado de 60 dias. O local também contará com a fiscalização do Detran e da Polícia Rodoviária Federal enquanto não for instalado o novo equipamento.

A ação, considerada emergencial, de acordo com os laudos entregues à Setran pela Defesa Civil e pelo Instituto Renato Chaves, por solicitação do Ministério Público de Ananindeua, dispensará licitação, em virtude do risco de colapso estrutural que poderia prejudicar os cidadãos e ocasionar acidentes.

Além desta há, na BR-316, outras 7 passarelas, das quais 2 encontram-se em perfeito estado - Pórtico Metrópole e em Marituba - e 5 necessitam de cuidado e intervenção imediata, mas não colocam em risco pedestres ou veículos. Portanto, técnicos da Setran verificarão se os reparos podem aguardar os prazos de licitação. Caso contrário, também sofrerão os reparos em caráter emergencial.

De acordo com Kleber Menezes, "após o recebimento dos semáforos conseguiremos fazer a instalação em até 24 horas, ou seja, até a próxima segunda-feira a passarela já não estará em atividade, evitando-se qualquer risco para a nossa população". Menezes lembrou, ainda, que todas as passarelas serão substituídas por modernas instalações, como parte do Projeto Ação Metrópole. "Nossa ideia era substituir os equipamentos a partir do início deste ano. Infelizmente o atraso na licitação do BRT Metropolitano fez com que tentássemos evitar gastos públicos, mas chegamos a um limite, e o governador Simão Jatene determinou que de imediato esta intervenção radical seja procedida", finalizou.

Por: Karlla Catete - ASCOM/SETRAN
Publicado em: 15/12/2017 e atualizado em 03/05/2018 as 10:38:57
Fonte:

Galeria




Retornar às Notícias