Início >> Noticia >> Operação Semana Santa é articulada por Setran, Detran, PRF e PRE

Operação Semana Santa é articulada por Setran, Detran, PRF e PRE

Ação integrada visa dar fluidez e segurança ao trânsito no feriadão

Representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV) reuniram-se, hoje (26), sob coordenação da Secretaria de Estado de Transportes (SETRAN), para dar continuidade ao planejamento voltado à Operação Semana Santa.

Uma força-tarefa envolvendo entes da segurança pública das esferas municipal, estadual e federal vai atuar, a partir da próxima quinta-feira (29) até o domingo de Páscoa, para garantir a segurança e a fluidez do trânsito durante o feriadão.

De acordo com o Secretário de Estado de Transportes, Kleber Menezes, “a Operação Carnaval foi muito bem aceita pela população, pois conseguiu dar fluidez ao trânsito”, lembrou. Para ele é importante realizar uma análise crítica daquele trabalho para melhorar, intensificar e, se for o caso, ampliar a área de atuação.

Segundo o Chefe de Operações da PRF, Inspetor Rubens Emerson, todos os pontos positivos e negativos estão sendo verificados. “Estamos montando um planejamento completo, até mesmo para que possamos determinar o efetivo de cada corporação”, afirmou.

O inspetor Campelo, da Polícia Rodoviária Federal, levantou algumas hipóteses de ação que incluem interrupção no funcionamento de lombadas eletrônicas na saída da cidade e inversão do tráfego da BR-316 no retorno à capital, no domingo, de 16 às 21 horas. “Nosso contingente já está definido, aguardando apenas a aprovação da Secretaria de Segurança Pública. Os agentes que participarão da operação estarão em locais estratégicos para garantir a segurança e a fluidez do trânsito”, ressaltou.

O Diretor Técnico-operacional do Detran, Walmero Costa, comentou sobre a importância da operação conjunta visando à saída da cidade e o retorno durante o período da Semana Santa. Para ele, “é uma operação que deu certo no Carnaval e ali, mais do que nunca, houve a integração de todos os órgãos de segurança pública, quando obtivemos êxito, o que nos faz, hoje, discutir detalhes dessa operação para que o cidadão tenha a fluidez e a segurança viária”. E recomendou aos motoristas que sejam prudentes: “a partir do momento que o cidadão age com prudência e obedecendo à legislação de trânsito, às regras, como um todo, certamente a viagem será muito mais segura; também é preciso acreditar que os órgãos de segurança pública estão a postos para oferecer ao condutor o direito de ir e vir, assegurado pela Constituição, e, acima de tudo, preservar a vida, que é nosso bem maior”, finalizou.

Nova reunião será realizada, ainda na tarde de hoje (26), com representantes da Secretaria de Segurança Pública para que sejam definidas as ações da Operação Semana Santa.

Fotos: Denison Carvalho - ASCOM/SETRAN

Publicado em: 26/03/2018 e atualizado em 03/05/2018 as 10:45:54