Início >> Noticia >> Setran mantém obras em diversas frentes

Setran mantém obras em diversas frentes

Ações preventivas e corretivas estão entre as intervenções das equipes contratadas pela Secretaria

A Secretaria de Estado de Transportes está atuando em diversas localidades do Pará. Dentre as obras realizadas estão retirada de buracos, construção de pontes e muro de arrimo, serviços de manutenção de rodovias com revestimento primário, além de obras de conservação preventiva.

O 3º Núcleo Regional, sediado em Santarém e chefiado por José Merabeth, está realizando a intervenção para a retirada de buracos, com utilização de CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), na PA-370, no trecho que leva à Hidrelétrica de Curuá-Una.

A Transgarimpeira, no trecho Moraes de Almeida (BR-163)/Crepurizão, recebe serviços de manutenção, totalizando 190,30 Km, uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal de Itaituba que prevê serviços de limpeza lateral, regularização da plataforma com abertura de valetas e correção de grade, revestimento primário alternado e compactação. Também estão sendo construídas 12 pontes ao longo da rodovia, além de outras duas, que estão sendo reformadas. Aproximadamente 66% da obra já estão finalizados.

Na região do 6º Núcleo foi iniciada a construção da ponte mista – concreto e estrutura metálica – sobre o Rio Pau D’arco, com extensão de 200 metros, na PA-449. As vigas metálicas já foram instaladas, no trecho localizado entre Conceição do Araguaia e Floresta do Araguaia, no sul do Pará. A nova travessia vai beneficiar o escoamento da produção do agronegócio dos municípios daquela região.

O engenheiro Jorge Rodrigues, chefe da Regional, também está atuando na conservação preventiva no sudeste do Pará. A PA-279 está recebendo intervenção em dois trechos: serviços de tapa buraco, entre Xinguara e Ourilândia do Norte, e terraplanagem entre Tucumã e São Félix do Xingu. Na PA-287, à altura do município de Redenção, o meio fio da rodovia foi reconstruído.

No município de Cametá, sob a jurisdição do 8º Núcleo Regional, está em andamento a construção de muro de arrimo em concreto. Segundo Daniel Valente, chefe da Regional, apesar das fortes chuvas, que dificultam a retirada de aterro no local, a obra tem previsão de conclusão para o início do mês de junho.

Será inaugurada brevemente, em Barcarena, a Rodovia Moura Carvalho, que liga a PA-151 a Santa Maria. A Rodovia recebeu 8,20 quilômetros de pavimentação, obra sob a responsabilidade de Luiz Henrique Moraes, Chefe do 4º Núcleo Regional, que trará conforto e mobilidade à população da Região de Integração do Tocantins.

Na região de Paragominas continuam os trabalhos para o restabelecimento da Rodovia PA-256, rompida por recente enxurrada que atingiu o município e seu entorno. De acordo com Wallace Gaspar, Chefe do 7º Núcleo Regional, equipes da Setran trabalham na recuperação da rodovia desde o rompimento, ocorrido em 12 de abril, mas as chuvas continuam na região, dificultando as obras. “Apesar disso, nosso planejamento é liberar, pelo menos, uma das faixas até o próximo final de semana”, afirmou Gaspar.

Fotos: ASCOM/SETRAN

Publicado em: 26/04/2018 e atualizado em 02/05/2018 as 16:41:31