MENSAGEM DO SECRETÁRIO
Início >> Noticia >> Rodovia PA-287 no município de Cumaru do Norte será restaurada

Rodovia PA-287 no município de Cumaru do Norte será restaurada

Obra abrangerá 76 quilômetros da PA 287, do trecho da BR-158 até Cumaru do Norte

Quem precisa trafegar pela PA 287, do trecho da BR 158 até o município de Cumaru do Norte, teve uma boa notícia neste sábado (23), quando foi entregue a ordem de serviço para a execução da obra de conservação da rodovia. A solenidade ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores de Cumaru do Norte, e contou com a presença do Secretário Regional de Governo do Sudeste do Pará, Jorge Bittencourt, que no ato representou o governador Simão Jatene.

A obra, orçada em R$ 3.243.617,15, prevê a restauração de 76 quilômetros da PA 287, do trecho da BR 158 até Cumaru do Norte. Outros municípios também serão beneficiados com a obra. O coordenador do 6º Núcleo Regional da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Jorge Rodrigues, explica que a restauração faz parte de uma das três frentes de trabalho na rodovia.

“Serão feitos os serviços de levantamento de greide (perfil longitudinal de uma estrada de rodagem), em alguns pontos onde surgem atoleiros, colocação de bueiros, limpeza lateral, abertura de valetas e recomposição de toda a plataforma”, detalhou.

Na solenidade, Jorge Bittencourt informou que outras ordens de serviços serão entregues no município. É o caso da construção de seis pontes de concreto na PA 287, via Setran, e do Programa Asfalto na Cidade, via Secretaria Extraordinária dos Municípios Sustentáveis. Obras em fase de licitação e que ultrapassam os 9 milhões de reais.

O secretário regional informou que em Cumaru do Norte, a Escola Estadual João Pinto Pereira será toda reformada. A obra vai ser licitada no mês que vem.

“A integração ocorre através do Programa Municípios Sustentáveis e atende a população da região. Essa é mais uma agenda do Centro Regional de Governo, ao trazer investimentos para o sudeste do Estado”, afirmou Bittencourt.

O vice-prefeito Célio Marcos Cordeiro enfatizou a importância dessas obras para o município que tem um grande potencial agropecuário e extrativista mineral.

“A obra de restauração da PA é muito importante porque é o único acesso por PA que nós temos ao nosso município, uma cidade muito produtiva com quase um milhão de cabeças de gado. É um sonho essa recuperação, como é um sonho o asfaltamento. O Governo do Estado já autorizou o levantamento de custo para a pavimentação”, anunciou o vice-prefeito que garantiu que com o Programa Asfalto na Cidade vai pavimentar 11 ruas.

O pedreiro José de Sousa, que mora em Cumaru do Norte há 28 anos, ficou feliz com a notícia de recuperação da rodovia. “Traz um grande desenvolvimento para Cumaru do Norte. Já é um grande passo para a pavimentação”, avaliou.

Convênios - A cidade de Cumaru do Norte recebeu ajuda financeira de R$ 400 mil reais, recursos via Setran, em parceria com o Centro Regional de Governo do Sudeste e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. O dinheiro foi destinado aos municípios do sul e sudeste que decretaram situação de emergência por conta do período chuvoso. O dinheiro foi destinado para o aluguel de máquinas usadas na recuperação de pontos críticos. No município também está sendo construída uma agência do Banco do Estado do Pará (Banpará).

Por: Kelia Santos - Agência Pará
Publicado em: 25/06/2018 e atualizado em 25/06/2018 as 10:12:23