Início >> Noticia >> Obras no Sudeste do Estado incluem inaugurações de pontes em concreto e recuperação de rodovias

Mais de R$ 175 milhões foram investidos pelo Governo do Estado

A Região Sudeste recebeu diversos investimentos estaduais nos últimos meses, que totalizam mais de 175 milhões de reais.

Em Santa Maria das Barreiras foi inaugurada a ponte Rafaela Martins Santana, em concreto, sobre o Rio Inajá, na Rodovia PA-463, com 110 metros de extensão, que beneficiará o transporte de passageiros entre a PA-327, a PA-411 e a BR-158, além do escoamento da produção regional, representando, ainda, uma nova rota da soja e da pecuária. Oito pontes em madeira nas Rodovias PA-463 e PA-327, com 160 metros de extensão, serão substituídas por pontes em concreto, como parte do Programa “Pontes Concretas”, instituído pela Secretaria de Estado de Transportes, para trazer mais segurança aos que trafegam pelas rodovias estaduais em direção a Santa Maria das Barreiras e Santana do Araguaia.

“Com o passar dos anos, a característica da malha viária do Estado mudou. Aumentou muito o número de carretas que trafegam por elas, assim como o peso da carga, e isto inviabiliza o uso de pontes de madeira, algo muito presente em nosso Estado. Vinha ocorrendo a quebra dessas pontes, gerando, consequentemente, o bloqueio de estradas e enormes prejuízos à população, aos trabalhadores e a todo o sistema que precisa das estradas. Por isso criamos o Projeto Pontes Concretas, possibilitando a substituição das pontes em madeira por concreto”, informa Kleber Menezes, secretário de Transportes.

Integrada a este Programa também está a Ponte sobre o Rio Pau d’Arco, denominada Ex-Prefeito Orlando Mendonça de Lima, inaugurada recentemente, em substituição à maior ponte em madeira até então em uso nas rodovias paraenses, com 200 metros de extensão. Localizada na Rodovia PA-449, que liga os municípios de Conceição do Araguaia e Floresta do Araguaia, faz parte da Rota do Abacaxi, da Pecuária e do Leite. As 12 pontes em madeira, com quase 300 metros de extensão, que restam na PA-449 e na Vicinal da Bela Vista (futura PA-286) também serão substituídas e, para tanto, já foram assinados contratos e ordens de serviço autorizando as obras.

Em Redenção, o trecho urbano da PA-287, conhecido como Avenida Araguaia, também foi inaugurado, após restauração dos 5 quilômetros de extensão, incluindo pavimentação e construção de meio fio. Esta importante via liga as regiões sul e sudeste do Estado do Pará com o Estado do Tocantins e, consequentemente, com as demais regiões do Brasil. A PA-287 também terá suas seis pontes em madeira, com 155 metros de extensão, substituídas por concreto, entre Redenção e Cumaru do Norte.

O aeródromo de São Félix do Xingu passará por ampliação, conforme assinatura de contrato firmada entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, representando um investimento superior a R$ 10,8 milhões. O Rio Fresco deverá ser beneficiado pela construção de uma ponte em concreto, com 350 metros de extensão. O projeto já foi finalizado e fará parte da expansão da Rodovia PA-279, que passou por recuperação integral, em seus 255 quilômetros, beneficiando os municípios de Xinguara, Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu, com mais de R$ 71 milhões investidos.

As inaugurações foram realizadas pelo Secretário de Estado de Transportes, Kleber Menezes, representando o Governador Simão Jatene, acompanhado pelo Secretário Regional de Governo do Sudeste do Pará, Jorge Bittencourt.

Fotos: Kélia Santos e Mácio Ferreira / Agência Pará

Publicado em: 31/10/2018