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BRT Metropolitano

Governador apresenta obra de requalificação da BR-316


O Governo do Estado do Pará deu início, nesta terça-feira (15), à obra de requalificação da BR-316, que vai promover uma mudança radical naquela que é considerada como a principal via de entrada e saída da capital paraense. Inicialmente, os trabalhos – que se estenderão por um trecho de 10,8 quilômetros, do Entroncamento até Marituba, e envolverão também a implantação de pistas exclusivas para os ônibus, o chamado BRT Metropolitano – vão priorizar a remoção das interferências (como postes e redes mantidas pela concessionária de energia elétrica e empresas de telecomunições) localizadas próximas aos pontos escolhidos para a construção das 13 estações de passageiros e das onze passarelas de pedestres. Também será realizado o início da implantação dos terminais de integração de Ananindeua, Marituba e do Centro de Operações de todo o sistema, a ser erguido na avenida Augusto Montenegro, ao lado da sede do Comando Geral da Polícia Militar do Pará. 

A realização da licitação para contratação da empresa executora da obra e a assinatura da ordem de serviço foram realizados ainda na gestão passada. A demora no início da intervenção, no entanto, acabou fazendo com que a atual administração estadual precisasse refazer o cronograma da obra, que tem duração prevista de 19 meses. 

O governador Helder Barbalho apresentou o planejamento das ações para a imprensa; vereadores dos municípios envolvidos (Belém, Ananindeua e Marituba); deputados estaduais e federais e entidades representativas dos setores que serão diretamente afetados pelos trabalhos na BR-316, como indústria, comércio e alimentação. 

Segundo Helder, o Governo do Pará já está tomando uma série de medidas para minimizar os impactos que uma obra desse porte certamente trará para toda a população da Região Metropolitana de Belém (RMB). Neste primeiro momento, o governador autorizou que a Secretaria de Estado de Transportes (Setran), com recursos próprios do tesouro estadual, diminua o canteiro central da BR-316, alargando as faixas destinadas ao tráfego de veículos e, assim, permitir mais fluidez no trânsito no momento em que começarem as intervenções nas pistas de rolamento. 

Além disso, foi determinado à empresa construtora, a Odebrecht, que evite trabalhos mais densos no período chuvoso, como a construção de valas ou implantação de drenagem profunda. “Por isso, neste momento, vamos priorizar a construção dos terminais, passarelas, estações de passageiros e centro de operações, o que não trará ainda tanto impacto para o tráfego de veículos”, destacou. 

Restrições – O governador também anunciou que, a partir do próximo dia 1° de fevereiro, será restringido o horário de entrada e saída de caminhões e carretas na rodovia, para evitar que nos momentos de pico haja um conflito ainda maior com o transporte coletivo e particular. Esse tipo de veículo estará, portanto, proibido de circular na BR-316 no período que vai das 7 às 10 horas e das 17 às 21 horas. 

Modal hidroviário – Como alternativa a isso, o chefe do Executivo estadual se comprometeu a fortalecer o modal hidroviário, viabilizando e facilitando o translado de cargas por balsa desde a Alça Viária até os portos de Belém. “A Sefa (Secretaria de Estado de Fazenda) já me autorizou e nós vamos fazer, especificamente para esse período, a diminuição ou até mesmo a isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o traslado das balsas que saem do Arapari rumo à Belém e Região Metropolitana, com o compromisso de isso ser repassado para o valor do ticket do serviço de balsa”, explicou. 

Retornos – Já a partir da próxima sexta-feira (18), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran-PA) começará a fechar os retornos existentes ao longo desse trecho da BR-316, além de, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Setran, buscar isolar uma faixa exclusiva para os ônibus que transitam em frente ao shopping Castanheira e, também, às proximidades da sede da Prefeitura de Ananindeua, dois pontos considerados críticos para a fluidez do trânsito na rodovia. “É uma obra absolutamente necessária e vital para que possamos ter um novo tempo de organização do transporte e do trânsito na Região Metropolitana. Quero, desde já, pedir desculpas à sociedade pelos transtornos que esta obra vai causar, dada a sua complexidade e todas as intervenções que serão feitas. Mas também asseguro que estamos trabalhando em várias frentes para que esses impactos sejam os menores possíveis”, pontuou. 

Primeira estação – Além da remoção das interferências, como citado anteriormente, a empresa executora da obra já começou o trabalho de construção da primeira estação de passageiros e posterior passarela de pedestres, à altura do quilômetro seis da BR-316, às proximidades do seminário Pio X. É importante, portanto, que a população que circula por essa área esteja atenta às placas e sinalizações que lá estão sendo implantadas. 

A apresentação também contou com a participação do vice-governador do Estado, Lúcio Vale; do diretor-geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), Eduardo Ribeiro; do secretário de Estado de Transporte, Pádua Andrade; do diretor-geral do Detran, João Guilherme Macedo; de representantes da Polícia Rodoviária Federal; de técnicos da Odebrecht, empresa responsável pela obra; do prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro; do vice-prefeito de Marituba, João Batista, além de vereadores, deputados, empresários e sociedade em geral.


Fotos: Marcos Santos/Agência Pará

Por: Governo do Estado do Pará
Publicado em: 16/01/2019
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