Início >> Noticia >> Governador inspeciona porto e orla em Salvaterra, no Marajó

Governador inspeciona porto e orla em Salvaterra, no Marajó

Diretor Técnico da Setran acompanhou a inspeção

O governador Helder Barbalho visitou, neste domingo (20), o arquipélago do Marajó. Ele desembarcou em Salvaterra, por volta das 9h, e foi direto para o Porto do Camará, principal porta de entrada e saída dessa região, onde inspecionou a estrutura do local ao lado do diretor técnico da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), João Renato Aguiar, e do prefeito de Salvaterra, Valentim Oliveira.

Helder informou que vai determinar providências para a readequação do porto - cujo flutuante afundou no início deste mês -  por parte de órgãos como a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon), da Secretaria de Estado de Transportes e da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH). "Vamos chamar, por meio desses órgãos, as concessionárias que usufruem do porto, para começarmos a pensar nessa reestruturação, seja para os usuários do dia a dia, seja para o importante fluxo turístico que utiliza esta como a principal via de acesso ao Marajó", frisou.

Para o diretor técnico da Setran, João Renato Aguiar, a visita ao porto do Camará foi importante para que o governador pudesse constatar as melhorias que precisam ser feitas no local. “A nossa preocupação era de que o porto estivesse funcionando. Ao chegar, constatamos que o flutuante já havia sido substituído. Agora vamos em busca da manutenção, porque a estrutura do porto não está comprometida, mas precisa de reparos.  Ainda esta semana apresentaremos um plano para reestruturação e conservação da ponte”, adiantou.

Orla - Do porto, o governador seguiu para a orla de Salvaterra, onde pode ver de perto as obras do muro de contenção da erosão na praia Grande, fruto de sua atuação ainda como Ministro da Integração Nacional. Serão, ao todo, 700 metros de muro, dos quais cerca de 30% estão concluídos. Os recursos são de cerca de R$ 8 milhões. A previsão da prefeitura, que executa os trabalhos, é de que o serviço seja finalizado até o início do ano que vem.

"Sem dúvida, essa obra será um grande avanço para a nossa cidade, que, aos 56 anos, terá, pela primeira vez, uma orla digna não só para os moradores locais, mas também para os nossos turistas", destacou a moradora Cirlene Araújo.

O governador Helder Barbalho ressaltou que tanto a obra do muro de Salvaterra quanto a do mercado municipal de Soure, que ele também visitou neste domingo, receberam recursos das pastas da Integração e da Pesca, respectivamente, quando ambas estiveram sob o seu comando.  "Deixo a minha gratidão ao povo do Marajó e o meu compromisso de ser um governador presente, que vai trabalhar não só para que os municípios se desenvolvam, mas, principalmente, para que a população possa viver melhor", concluiu.

Fotos: Marco Santos/Agência Pará

Por: Elck Oliveira