Início >> Noticia >> Setran prossegue com a construção da ponte sobre o rio Meruú, em Igarapé-Miri

Setran prossegue com a construção da ponte sobre o rio Meruú, em Igarapé-Miri

Serviços estão na fase da cravação das camisas metálicas, que formarão os pilares de sustentação da estrutura


A obra de construção da ponte sobre o rio Meruú, na PA-151, em Igarapé-Miri, está na fase da cravação das camisas metálicas, que formarão os pilares de sustentação da ponte. Ao todo, a estrutura, que está sendo construída pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran), terá 30 estacas encamisadas, distribuídas da seguinte forma: em cada margem do rio, serão aplicadas 12 camisas (estacas) e sobre o rio mais seis camisas (estacas). Após a cravação da camisa, será efetuada a escavação e limpeza final para instalação das ferragens.

Segundo o secretário de Estado de Transportes (Setran), os operários avançam com os trabalhos nessa fase da obra, que não sofre prejuízos por conta da chuva. “Esse trabalho de implantação das estacas deve durar cerca de 90 dias, incluindo a concretagem das estacas”, adiantou.

Depois da etapa de concretagem das estacas, que formam o pilar de sustentação da ponte, a obra entrará na fase de construção dos blocos de coroamento, pilares e vigas travessas. Em seguida, haverá o lançamento das vigas pré-moldadas (que estão prontas) e a concretagem da laje do tabuleiro.

Cem por cento das peças pré-moldadas necessárias para a obra estão prontas, que são elas: 56 vigas, 6.300 lajes pré-moldadas e 324 estacas para o encabeçamento da ponte. A obra está prevista para ser concluída em dezembro de 2021.

A ponte sobre o rio Meruú, que terá 560 metros de extensão, representa o incentivo à produção local, uma vez que a região do Baixo Tocantins é a maior produtora nacional de açaí. Ao todo, a PA-151 tem mais de 255 quilômetros de extensão e tem 18 pontes, dessas, 16 são de concreto, o que corresponde a 755 metros de extensão. Há ainda uma ponte mista, de madeira e de concreto, de 35 metros, e ainda uma de madeira de 10 metros.

Programa Sua Casa contempla famílias da área do Meruú, em Igarapé-Miri
 
Trinta e quatro famílias da área de construção da ponte Merúu, no município de Igarapé-Miri, foram contempladas pelo programa Sua Casa, que concede auxílio financeiro de até R$ 21 mil para construção, reconstrução e ampliação de casas de famílias carentes que recebem até três salários mínimos. A entrega foi realizada no último dia 10, pela equipe técnica da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), que é a instituição gerenciadora do programa. A Cohab ainda aguarda que 14 famílias apresentem a documentação necessária para receberem o benefício.

No total, a Companhia investiu até agora R$ 313.800,00, recurso que para o presidente da Cohab, Orlando Reis, é importante para garantir que as famílias atendidas possam reestruturar as casas. “A Cohab tem como vocação a atenção social aos mais carentes. Na ação em Igarapé-Miri, nós conseguimos constatar que as famílias atendidas se enquadram nos critérios sociais”, avaliou Reis.

Dona Maria de Assunção Martins, 66, é uma das beneficiárias que foram contempladas pelo programa em Igarapé-Miri. Atualmente, a casa da idosa ainda tem algumas paredes construídas apenas com madeira, mas a certeza é que a nova morada será diferente. “Eu vou construir a minha casa em outra área, agora. Nesse novo local, a casa será diferente. Vai ser toda de alvenaria e bem bonita”, afirmou a idosa.

*Com informações de Ronan Frias, da Ascom / Cohab.

Por: Kátia Aguiar
Publicado em: 23/03/2021 e atualizado em 24/03/2021 as 11:51:38
Fonte: Agência Pará

Retornar às Notícias