Início >> Noticia >> Construção da  ponte sobre o rio Meruú  avança para a fase de cravação das estacas  pré- moldadas.

Construção da  ponte sobre o rio Meruú  avança para a fase de cravação das estacas  pré- moldadas.


A Secretaria de Estado de Transportes ( Setran) concluirá, nos próximos dias, a etapa de cravação das estacas pré- moldadas de concreto, que serão utilizadas na fundação da estrutura da laje de aproximação da ponte sobre o rio Meruú,  pelo lado do município de Igarapé Miri, localizada na PA 151, na região do Baixo Tocantins.


 Ao todo, a estrutura da ponte sobre o rio Meruú, terá 30 estacas encamisadas, distribuídas da seguinte forma: em cada margem do rio, serão aplicadas 12 camisas (estacas) e sobre o rio mais seis camisas (estacas). Após a cravação da camisa, será efetuada a escavação e limpeza final para instalação das ferragens.
Segundo o secretário de Estado de Transportes (Setran),  Adler Silveira a obra da   ponte sobre o rio Meruú será  entregue em dezembro deste ano, oferecendo maior segurança e agilidade no transbordo da produção paraense, que utiliza a PA 151,  " solucionando um problema  crônico de mais de 20 anos, desde a construção da rodovia,  na questão da  logística dos produtos do agronegócio  do baixo- Tocantins, uma dívida com o povo daquela região, que é  maior produtora de açaí  do Brasil", detalhou.


A obra da ponte sobre rio Meruú iniciou este ano, no entanto, cem por cento das peças pré-moldadas necessárias para a obra estão prontas, que são elas: 56 vigas, 6.300 lajes pré-moldadas e 324 estacas para o encabeçamento da ponte. A obra está prevista para ser concluída em dezembro de 2021.

Outra frente de trabalho na área do Meruú é a finalização da obra de construção do desvio para operação de traslado de veículos e passageiros pelo lado de Mocajuba. 
Em  finalização também está a execução  da calçada  de acesso a passarela ao trapiche de embarque do açaí, e ainda  na cravacao das estacas pra construção da passarela se acesso ao trapiche, atendendo a um pedido dos produtores de açaí, que fazem o escoamento do produto naquela região.
A ponte sobre o rio Meruú, que terá 560 metros de extensão, representa o incentivo à produção local, uma vez que a região do Baixo Tocantins é a maior produtora nacional de açaí. Ao todo, a PA-151 tem mais de 255 quilômetros de extensão.

Por:
Publicado em: 04/04/2021
Fonte: Agência Pará

Retornar às Notícias