Início >> Noticia >> Obra da ponte de Colares avança para materializar um sonho antigo dos moradores

Obra da ponte de Colares avança para materializar um sonho antigo dos moradores

Há mais de 50 anos a ponte é esperada por quem vive na região, agora, os serviços de sondagem e a instalação do canteiro estão acelerados

A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) continua com a obra de construção da ponte de acesso ao município de Colares, na região nordeste paraense. Os serviços avançam com sondagem, estudo de solo, e instalação do canteiro de obra.

A obra iniciou no dia 30 de agosto deste ano, e é esperada há mais de 50 anos por quem vive na região, intercortada pelo furo da Laura, na altura da Comunidade de Penhalonga, no município de Vigia. O titular da Secretaria de Estado de Transportes, Adler Silveira, destacou os benefícios do serviço da Setran.

"Recomendamos à empresa licitada que contrate a mão de obra local, compre os alimentos no mercadinho e supermercados daqui assim como o material para a obra. Então, hoje, o Pará passa por uma transformação, onde o trabalho presente faz com que nós tenhamos uma mudança em toda a vida dessa população”, afirmou o secretário da Setran, Adler Silveira.

O secretário, ainda, enfatizou que, “quando a gente faz estradas, a gente traz mais qualidade de vida. As pessoas chegam mais rápido aos destinos, elas podem acessar à saúde de forma mais rápido quando precisam, os alunos conseguem chegar no colégio, em menor tempo e a qualidade de vida da população muda, porque você sai da lama, do inverno, sai da poeira do verão. A vida das pessoas muda", pontuou.

A ponte de Colares será construída de forma mista em concreto e aço. A estrutura terá 440 metros de extensão, e ficará sobre o Furo da Laura, na travessia de Penhalonga no quilômetro 10 da PA-238. Ao todo, serão investidos mais de R$ 48 milhões na obra.

A prefeita de Colares, Maria Lucimar Barata disse que, finalmente, o progresso chegará ao município. "Com a ponte vai facilitar muito a vida do povo de Colares, facilitando o deslocamento dos nossos doentes, um progresso que chegará e é importante. Um benefício para o nosso município", enfatizou.

Colares fica cerca de 100 quilômetros da capital paraense, Belém, e hoje seu acesso ao continente é feito por meio de balsas. O vice-presidente da Associação Comercial de Colares, Pedro José Monteiro dos Santos, disse que todos os setores da economia do município ganham com a chegada da ponte. Do comércio ao turismo.

Eraldo Ribeiro, comerciante de Colares disse que o progresso virá junto com a ponte. “Por causa da balsa, empresas não querem entrar aqui e vir na balsa que às 22h para e todos ficam ilhados. Com a ponte o acesso é muito melhor, você chega rápido em Belém”, disse.

De acordo com a Setran, nos últimos três anos e meio, já são quase 13 mil metros de pontes em todas as regiões de integração do Estado. Em construção direta pela Setran são 4.948 metros de pontes em concreto. Por meio de convênio, em parceria com as prefeituras, são 5.496 metros de pontes em concreto, e ainda 1.430 metros de pontes em madeira, o que totaliza 12.874 metros de pontes em todo o Pará. Em números absolutos, a Setran informou que são 489 novas pontes.

A secretaria informou também, que há pontes estratégicas em obras para a integração regional. Entre elas, as duas pontes na PA-370/Transuruará. A primeira sobre o rio Curuá-Una, em Santarém (60 metros); a outra, no trecho da rodovia em Uruará, sobre o rio Tutui (50 metros).

Também há duas pontes de grande porte entre as 16 construídas na PA-256, a ponte sobre o rio Alto Acará (280 metros) e a ponte sobre rio Capim (560 metros). E há a segunda ponte sobre o rio Itacaiúnas, em  Marabá, que será construída por meio de convênio e, as duas pontes do Outeiro. A primeira está em reconstrução; e a nova ponte do Outeiro será erguida na 7ª Rua do Distrito. Também está em construção a ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu (480 metros).

Entre as pontes entregues pelo governo do Pará se destacam as três pontes da Alça Viária: a ponte União (sobre o rio Moju), que foi reconstruída, e as pontes sobre os rios Guamá e Acará, que foram restauradas e, ainda, a construção da ponte Gérson Peres, essa última sobre o rio Meruú, na PA-151, no Baixo Tocantins. Um importante corredor logístico da produção de açaí.

Por: Kátia Aguiar
Publicado em: 17/10/2022