Início >> Noticia >> "As Mulheres nos Caminhos do Pará"

"As Mulheres nos Caminhos do Pará"

Palestra motivacional encerra Semana da Mulher da Setran

O encerramento da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, denominada “As Mulheres nos Caminhos do Pará”, promovida na Secretaria de Estado de Transportes (Setran), contou com palestra sobre “Autorresponsabilidade e Empoderamento da Mulher”, proferida nesta sexta-feira, 15, pela psicóloga Márcia Vasconcelos, que atua no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). De acordo com a psicóloga Márcia Vasconcelos, empoderar as mulheres é fazer com que elas entendam que a autorresponsabilidade é uma forma de empoderamento, é poder auxiliá-las impactando a vida, pensando em relação à autorresponsabilidade, que significa ter o controle da própria vida. “A minha importância nesse trabalho é de doar as ferramentas certas para que elas possam, a partir da autorresponsabilidade, mudar a situação em que elas estão atualmente, e começar a pensar – é uma semente, para que elas mudem o estado em que estão, que elas experimentem mais esperança e controle, pois uma pessoa autorresponsável tem controle da sua vida, absoluto controle da sua vida, e é assim que ela pode ter mudanças", destacou a profissional. A mensagem impactou aos presentes, que com certeza farão uma reflexão sobre suas vidas. É o caso da servidora Adelvina Maria de Jesus, que integra a equipe da Assessoria Jurídica da Setran, que considera a programação de palestras no órgão uma iniciativa muito boa. "Temos necessidade de eventos como esse, mas os afazeres do trabalho e do dia a dia não permitem muito a gente ir em busca deles no mercado. É uma iniciativa muito válida e hoje aprendi muitas coisas com a orientação da psicóloga. São coisas que eu vou colocar em prática na minha vida. Evoluir em todos os aspectos, familiar, profissional, é muito bom", disse. A Setran tem em seu quadro funcional 400 colaboradores no nível central e nos seus dez núcleos regionais em todo o Estado do Pará, dos quais 71 são mulheres.
Por: Kátia Aguiar
Publicado em: 15/03/2019