Início >> Noticia >> PA-404: Benevides ganha uma de suas principais vias de escoamento

PA-404: Benevides ganha uma de suas principais vias de escoamento

A obra irá proporcionar qualidade de vida, desenvolvimento, progresso e respeito aos moradores do município.

Produtor de plantas tropicais, Hamilton Primo mora há pelo menos 20 anos no distrito de Santa Maria, em Benevides, região metropolitana de Belém. Assim como outros moradores do entorno, ele já tinha desistido de acreditar que a principal avenida da localidade, denominada Camilo Pinto, por onde escoa boa parte da produção agrícola da região, pudesse ter plenas condições de acesso e tráfego.

Esse transtorno ficou definitivamente no passado a partir deste sábado, 9, quando o governador Helder Barbalho entregou a via de cerca de 4,2 km inteiramente pavimentada com acostamento, meio-fio, sinalização e iluminação proporcionando assim mais qualidade de vida a quem mora ali e também mais e novas oportunidades de geração de renda, já que trata-se de um importante acesso a PA-404.

Helder, acompanhado do prefeito Ronie Silva, dos deputados federais Elcione Barbalho e Olival Marques, e também dos deputados estaduais Eraldo Pimenta e Miro Sanova, aproveitou a ocasião para entregar um total de R$ 330 mil em equipamentos de raio-x que farão parte da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Benevides, com inauguração marcada para 29 de dezembro. Ele confirmou ainda que o convênio de R$ 9 milhões para reconstruir o hospital municipal depende apenas de uma questão burocrática que será resolvida nos próximos dias.

"Estamos inaugurando uma obra que irá proporcionar qualidade de vida, desenvolvimento, progresso e respeito aos moradores em meio a uma administração municipal que têm dado certo principalmente por causa das parcerias estabelecidas, não só com o Governo, nos últimos sete anos", avaliou o governador do Estado, reconhecendo a importância do apoio que ajuda a promover o crescimento de Benevides, identificada pelo Ministério da Educação como a melhor educação pública do Estado, pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

"Quando se avança e desenvolve, não é admissível voltar, retroagir. Eu costumo dizer ao Ronie que, em um momento como esse, ver tantas lideranças presentes é um indicativo de que suas ações repercutem não só no município", afirmou Helder. "Com essa estrada, não tenho dúvidas de que rapidamente teremos uma orla, que irá fortalecer o comércio, o turismo, o lazer aqui nessa região. Fico feliz de inaugurar uma obra com a qual contribuí desde quando fui ministro do Governo Federal, há dois anos. Recomendo a todos o cuidado, a prudência, para que avenida seja sinônimo de desenvolvimento", anunciou o chefe do Executivo Estadual.

Silva, por sua vez, agradeceu a parceria estabelecida com o governo desde os primeiros dias do mandato. "Eu nem sabia onde era a Casa Civil, o Palácio dos Despachos. Tudo o que recebemos no tempo anterior foi uma viatura para fiscalização do meio ambiente. Helder, por outro lado, com pouco tempo, já asfaltou a avenida, ajudou a equipar a UPA, vai refazer o hospital, O trabalho está intensificado", discursou o prefeito, que está no segundo mandato consecutivo e deixa o posto no final de 2020.

Para Hamilton, que oferece mais de 30 espécies de plantas e flores cultivados no enorme terreno onde mora com a esposa e três filhas, as expectativas são as melhores possíveis com a nova avenida entregue. "Vai trazer o progresso para a nossa produção. A gente perdia o cliente por causa das faltas de condições do trecho, só que agora, como está, dá até para fazer turismo", reconheceu. "Tudo fica facilitado a partir de agora, tanto para o cliente vir conhecer o viveiro como para eu sair e entregar. Somos a cidade das flores, acho que essa obra ajuda a fazer jus a essa fama. É um caminho aberto para muitas coisas boas", reforçou.

Dono de um espaço ainda maior e com uma maior variedade de cultivos, o floricultor Carlos Alberto de Oliveira mora praticamente à beira da avenida e desde a década de 80. É a primeira vez que ele vê a via com asfalto. "Acredito que vai alavancar para mim e toda a comunidade, vai favorecer. Sem contar que lá para o final tem um rio, que é atrativo para o turismo. Essa pista vai ser nosso carro-chefe, posso dizer. No inverno, era um buraco atrás do outro, carro que vinha para cá era para arrebentar a suspensão", recordou.

Sobre - A comunidade Camilo Pinto produz cerca de 40 mil plantas por ano e conta com cerca de 30 produtores. Além da produção de flores, chama a atenção a produção de peixes. Boa parte desses trabalhadores contam com o apoio local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

Com a nova PA-404, floricultores da região comemoram a oportunidade do crescimento das vendas do produto e o aquecimento no setor.

Por: Por Carol Menezes (SECOM)
Publicado em: 11/11/2019