Início >> Noticia >> Obras beneficiam Moju, Igarapé-Miri, Abaetetuba, Barcarena e Vila dos Cabanos

Obras beneficiam Moju, Igarapé-Miri, Abaetetuba, Barcarena e Vila dos Cabanos

Governo do Estado entrega obras de pavimentação asfáltica em três rodovias paraenses

O governador Simão Jatene entregou, na manhã desta terça-feira (18), a nova pavimentação asfáltica de três trechos de rodovias estaduais. Na comunidade de Santa Maria, na PA-151, localizada entre o trevo do Arapari e a cidade de Barcarena, o governador assinou três ordens de serviço das obras relativas à rodovia Moura Carvalho, dos acostamentos da PA-151, desde a rotatória do trevo Jerônimo Rodrigues (no entroncamento com a PA-252), até a cidade de Igarapé-Miri; e dos acostamentos da Colônia Velha, de Abaetetuba, até a cidade de Abaetetuba.

As obras nas rodovias estaduais beneficiam a população dos municípios de Moju, Barcarena e Igarapé-Miri, além dos moradores de Vila dos Cabanos, e compreendem o trecho que liga a rotatória da Alça Viária, no entroncamento com a PA-151, à cidade de Moju (Alça/Moju); o perímetro que vai da PA-151 até o município de Barcarena (trevo Arapari/Barcarena); e a parte da rodovia da Integração que liga Barcarena à Vila dos Cabanos, que foi totalmente repavimentada pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran), com extensão de nove quilômetros.

O governador comentou que revitalizar estradas é revitalizar as relações entre as pessoas. “As estradas ligam as pessoas e é graças à união de diferentes pessoas, de diferentes partidos políticos e de diferentes credos que esta obra está sendo entregue à população”, destacou. Em Barcarena, Simão Jatene também inspecionou as obras do terminal local, totalmente revitalizado pela Setran, e que será repassado ao município ao final da obra.

Quem comemorou a chegada da pavimentação na rodovia Moura Carvalho foi dona Maria Santana, moradora da comunidade do Patauateua. “Essa obra vai trazer grandes benefícios para a nossa saúde, para a nossa segurança e para o deslocamento das pessoas para outros municípios”, atestou.

O governador também comentou que mesmo diante das dificuldades impostas pela crise que afeta todo o país, o Pará prevê investimentos que são resultados da serenidade e do controle nos gastos públicos. “Muitas vezes tive que retirar o pé do acelerador para garantir o salário do funcionalismo, e tirar o pão da mesa do nosso servidor isso eu não faço. O Brasil está cheio de exemplos contrários com o funcionalismo tendo que viver sem os seus salários por causa da falta de controle”, ressaltou.

Para o titular da Setran, Kleber Menezes, a entrega da obra é mais um compromisso assumido pelo governador Simão Jatene para com a população. “São obras realizadas com o dinheiro público que volta para a sociedade em forma de benefícios”, ressalta o secretário.

Para o agricultor Ronildo Nascimento, a revitalização da PA 151 irá beneficiar, principalmente, os pequenos agricultores rurais no escoamento da produção. “A estrada era muito esburacada e nós tivemos que plantar árvores nos buracos para chamar a atenção. Agora fica melhor para produzir e trabalhar”, comentou.

O Pará vai receber nos próximos dois anos, um investimento de mais R$ 350 milhões em cinco grandes obras viárias. Essas novas frentes de trabalho contarão com o reforço de uma linha de financiamento no valor de R$ 600 milhões, conquistada recentemente pelo Pará junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Estado, em contrapartida, deve contribuir com 100% desses recursos destinados às estradas.

Segundo a última Pesquisna da Confederação Nacional do Transporte (CNT), feita de 2011 a 2015, a avaliação positiva (ótimo e bom) das condições das estradas paraenses cresceu de 0,4% para 23,3%. Nos últimos quatro anos, o governo do Estado investiu mais de R$ 1,3 bilhão nas rodovias estaduais e cerca de R$ 1 bilhão estão previstos para os próximos anos.

Melhorias – Para Antônio Carlos Vilaça, prefeito de Barcarena, a parceria entre Governo e Município foi primordial para o bom andamento da obra. “Trabalhar unido traz benefícios para a população. A parceira é importante para funcionar e garantir melhorias para os moradores da área”, afirmou Vilaça.

Segundo o prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão, que também é presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sócio-Econômico Intermunicipal (Codesei), a pavimentação asfáltica vai interligar outros municípios à região metropolitana. “Toda essa logística e desenvolvimento é de fundamental importância para o nosso município e todos aqueles moradores que precisam se deslocar pela rodovia”, complementou.

Já a dona de casa Deusa Melo, 46 anos, moradora da PA 151, está aproveitando a boa fase da estrada para montar um pequeno comércio onde irá vender lanches. “Com o movimento, muita gente deve passar por aqui. Este é um verdadeiro sonho, montar uma lanchonete para vender café da manhã e almoço”, destacou.

Outro que comemorou as boas condições da estrada foi o cabo do Corpo de Bombeiros, Reinaldo Gomes, 35 anos. Ele é o condutor da viatura do município de Barcarena. “No dia a dia, atendemos muitas chamadas para salvar vidas. O bom estado da estrada pode significar a diferença entre a vida e a morte”, ressaltou.

Por Márcio Flexa/Agência Pará

Fotos: Cristino Martins/Agência Pará