Início >> Noticia >> Obra da ponte sobre o Rio Fresco, em São Félix do Xingu, atinge 40% de conclusão

Obra da ponte sobre o Rio Fresco, em São Félix do Xingu, atinge 40% de conclusão

Obra está na fase de implantação das estacas que darão origem aos pilares e de confecção das partes pré-moldadas, que compõem a estrutura


A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) acelera a obra de construção da ponte mista em aço e concreto sobre o Rio Fresco, em São Félix do Xingu, na região de Integração do Araguaia. 

Os operários da Setran trabalham na implantação das estacas que darão origem aos pilares, ao mesmo tempo, em que ocorre  a confecção das partes pré-moldadas, que compõem a ponte. As duas frentes de trabalho concluíram mais de 40% do total da obra total da ponte. 

A estrutura da ponte sobre o Rio Fresco terá 480 metros de extensão, contendo 11 vãos, sendo nove dos quais de 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60 metros de largura e ainda 14 metros de altura. O projeto atende às normas de engenharias civil e naval para garantir a segurança das embarcações que navegam sob as pontes. 

A estrutura é do tipo mista e está sendo construída em metal e concreto, com duas pistas de rolamento, duas faixas de pedestres e iluminação pública 100% LED.  A ponte sobre o rio Fresco interliga a PA-279 à sede do município de São Félix do Xingu e ao distrito de Taboca, região do município que possui o maior rebanho bovino do Brasil.

Segundo o secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira, a ponte é um grande projeto de integração.

"Projeto que beneficiará vários municípios da região e, sobretudo, interliga microrregiões do Pará, criando corredores logísticos para o polo Xingu e, deste, por sua vez, com o sudoeste do Estado, impactando positivamente à economia da região e facilitando o acesso às BRs-155 e 158", afirmou o titular da Setran. O secretário acrescentou, ainda, que, "é mais um passo na nossa caminhada nas etapas de incremento da infraestrutura de transportes no Pará, com obras de construção e pavimentação de estradas e pontes, que transformam de forma histórica,  para melhor o modal rodoviária no Estado do Pará ”, detalha Adler Silveira.

A construção da ponte beneficiará diretamente mais de 100 mil habitantes do município de São Felix do Xingu e, indiretamente, mais de 350 mil pessoas da Região do Xingu. São Félix do Xingu, que  tem mais de 132 mil habitantes, segundo o IBGE/2020, e concentra o maior rebanho bovino do país. A base da economia é a pecuária de corte. Além da ponte sobre o Rio Fresco, a Setran também constrói outras oito pontes de grande porte. São duas na PA-256; a ponte sobre o rio Alto Capim (560 metros) e Alto Acará (280 metros); outras duas pontes na PA-370 Transuruará; uma sobre o Rio Tutuí (50 metros) e Rio Curuá Una (60 metros), e, ainda, a terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas (518,5 metros), em Marabá, que será construída por meio de convênio da Setran, com a prefeitura do município. Há ainda a ponte sobre o Furo da Laura, em Colares (440 metros); ponte Camarazinho, em Cachoeira do Arari (360 metros); e a ponte Rio Guamá (100 metros) em Capitão Poço. 

Por: Kátia Aguiar
Publicado em: 23/03/2023 e atualizado em 24/03/2023 as 13:43:42
Fonte: Agência Pará

Retornar às Notícias