Início >> Noticia >> Governo do Estado entrega duplicação e urbanização da PA-412, em Vigia

Governo do Estado entrega duplicação e urbanização da PA-412, em Vigia

O governo do Pará realizou, na tarde desta quarta-feira (06), a entrega oficial da aguardada duplicação e urbanização da PA-412, no município de Vigia

A cerimônia contou com a presença do governador Helder Barbalho, do prefeito Job Junior, diversas autoridades estaduais e municipais e milhares de moradores vigiense. O evento marcou o resultado de um convênio entre o governo do Pará e a prefeitura de Vigia, com um investimento expressivo de mais de R$9 milhões do tesouro estadual.

“Hoje estamos entregando uma obra que é a duplicação e urbanização da PA-412, que liga desde o pórtico que sinaliza a entrada de Vigia de Nazaré até a área urbana na cidade, dentro do planejamento de crescimento do município, certamente é um cartão postal para o município. A PA-412 é uma via estratégica que conecta a PA-140, e a duplicação desse trecho de 2,40 km representa um compromisso do governo estadual em fortalecer as infraestruturas rodoviárias nas regiões paraenses”, informou o governador Helder Barbalho.

A obra, que incluiu terraplenagem, drenagem, ciclofaixa, canteiro central, sinalização e iluminação, envolveu investimentos significativos em infraestrutura, proporcionando melhorias estruturais, mobilidade urbana e segurança viária para os mais de 50 mil habitantes locais.

O projeto visa não apenas duplicar o trecho, mas também urbanizá-lo, garantindo um ambiente mais seguro e moderno para os usuários da rodovia. "É uma obra muito importante que vai garantir a toda população o direito de viver mais digno. Então aqui tem sinalização vertical, sinalização horizontal, aqui passa o escoamento da produção do pescado, dos moradores e visitantes. Então é o Governo do Pará trabalhando para transformar a malha viária e fazendo com que as pessoas consigam ter mais segurança ao trafegar pelas nossas rodovias”, informou o secretário de Transportes, Adler Silveira.

Expectativa - O comerciante Romário Martins, de 29 anos, mora na vila São Sebastião do Guarimã, próximo a Vigia, e trabalha em uma loja de segurança eletrônica bem na entrada da cidade. “Já percebi que o fluxo melhorou bastante aqui na entrada da cidade, antes tinha muito acidente e agora com essa duplicação está melhorando. Essa área melhorou muito, as pessoas já querem comprar terreno pra cá”, comentou.

O pintor José Brito, 65 anos, relatou que já presenciou alguns acidentes antes da nova rodovia. “Aconteciam muitos acidentes aqui nesse trecho, agora com essa duplicação vai melhorar a segurança de quem precisa passar diariamente por aqui”, disse.

A aposentada Maria Helena da Paixão, de 76 anos, sempre morou em Vigia e ficou feliz com essa nova obra entregue pelo Governo do Estado. “Ficou maravilhoso, vai facilitar a entrada de mais pessoas para conhecer Vigia, vai melhorar o  nosso turismo”, pontuou.

Turismo e Economia Local - Além dos benefícios em termos de mobilidade e segurança, a duplicação e urbanização da PA-412 desempenham um papel crucial no fomento do turismo e no impulso à economia local. Vigia, com sua rica história datada de 1616, tem muito a oferecer aos visitantes, desde seus monumentos históricos até sua produção agrícola.

A melhoria na infraestrutura rodoviária não só facilitará o acesso a pontos turísticos, como também incentivará o desenvolvimento de atividades econômicas relacionadas ao turismo. Com mais fluidez no tráfego e um ambiente urbano mais atraente, a cidade está preparada para receber turistas, impulsionando o comércio local, a gastronomia e outras atividades relacionadas.

O município de Vigia, conhecido por sua produção de mandioca, produzindo 6 mil toneladas por ano, e dendê, com 4 mil toneladas/ano, ganha, assim, um impulso adicional para promover sua rica cultura e recursos naturais.

A entrega da PA-412 representa um avanço em termos de infraestrutura e uma oportunidade para Vigia fortalecer sua identidade e prosperar economicamente com base em seus atrativos únicos.

Por: Paulo Garcia
Publicado em: 06/03/2024