Início >> Noticia >> Governo do Pará entrega pavimentação da Travessa KM 94 em São Francisco do Pará e marca avanço na in

Nova via facilita o deslocamento dos habitantes locais, promovendo o acesso a serviços essenciais, estimulando o comércio e fortalecendo a conexão ent

O município de São Francisco do Pará celebrou um marco significativo na tarde desta sexta-feira (01). O governo do Pará entregou a pavimentação da Travessa KM 94, uma via estratégica que conecta a PA-320 até a BR-316. Esse momento representa a concretização de um projeto de infraestrutura e a melhoria significativa na mobilidade para os quase 15 mil habitantes do município.

A cerimônia contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, a vice-governadora Hana Ghassan, o prefeito Marcos César Barbosa (professor Marcos) e de diversas autoridades estaduais e municipais.

“Que felicidade em poder ver esse sonho ser realizado, essa obra fantástica de integração regional entre comunidades, vilarejos e distritos. Essa integração entre estradas do Estado para que as pessoas possam chegar mais rápido em seu destino, para que a produção local possa ser fortalecida e o escoamento do trabalho de cada cidadão e cidadã possa ter uma estrada de qualidade para chegar até o consumo. Agora, o KM 94 é uma estrada de interligação de São Francisco com a BR-316, com Santa Maria do Pará, com a Belém-Brasília e com a região do Capim, por tanto, uma integração fundamental para que nós possamos fazer com que essa região possa crescer e se desenvolver”, informou o governador Helder Barbalho.

O evento marca o resultado de um convênio entre o governo estadual, por meio da Secretaria de Transportes (Setran), e a prefeitura de São Francisco do Pará, com um investimento expressivo de mais de R$20 milhões provenientes do tesouro estadual.

“A pavimentação da extensão total de 18,2 km representa não apenas um avanço na infraestrutura viária, mas também um impulso para o desenvolvimento econômico da região. A nova travessa facilitará o deslocamento dos habitantes locais, promovendo o acesso a serviços essenciais, estimulando o comércio e fortalecendo a conexão entre as cidades”, informou o secretário de transportes, Adler Silveira.

Nova realidade - A dona de casa Laudenice de Araújo, de  27 anos, levou os filhos Ana Alice, de 5 anos, e o pequeno Enzo Gabriel, de 4 meses, para ver o novo asfalto. “A gente se mudou pra cá ano passado, mas já vimos a melhora, nessa área aqui passa muito carro grande e antes para sair da cidade tinha que dar uma volta por Castanhal, mas agora pode ir direto pelo km 94”, comentou a moradora.

A empregada doméstica Joselma Espírito Santos, de 49 anos, trabalha em uma residência na própria Travessa que recebeu o asfalto. “Era uma buraqueira principalmente lá para o final. Na época de inverno, quando chovia muito, era muita poça d’água que ficava, nem dava para passar. Agora, com a chegada do asfalto, melhorou muito, principalmente para o acesso de ônibus escolar e para a locomoção do pessoal da área rural”, pontuou.

É o caso dos agricultores Pedro Santiago, de 60 anos, e Jorge Roberto Soares, 59 anos, que moram na Zona rural de São Francisco do Pará e utilizam a estrada como principal acesso para o transporte da produção agrícola. “Antes era muito buraco, era difícil o acesso, até porque o Jorge é cadeirante, a gente precisa muito dessa estrada, mas que bom que foi asfaltada, agora mudou muito, estamos muito felizes”, comentou Pedro.

SOBRE SÃO FRANCISCO DO PARÁ

Fundada a partir da vila chamada Vila do Anhanga, cujo significado em Tupi-Guarani é "Pedra do Diabo", a história de São Francisco do Pará remonta à passagem da Estrada de Ferro de Bragança. Essa ferrovia foi fundamental para o desenvolvimento não apenas do município, mas de toda a região metropolitana de Belém e nordeste paraense.

As atividades de lazer e turismo em São Francisco do Pará se destacam pelos balneários de igarapés ao redor da cidade. Quanto à economia local, o município produz em primeiro lugar mandioca com 60 mil toneladas e em seguida o dendê com 9,9 mil toneladas. Em terceiro vem a cana-de-açúcar com 6 mil toneladas.

Por: Paulo Garcia
Publicado em: 01/03/2024