Início >> Noticia >> Governo do Estado entrega a duplicação da PA-453, a Avenida Fernando Guilhon, em Santarém

A obra de duplicação da estrada conta com ciclovia e calçadas, representando um marco significativo para diversos aspectos cruciais do desenvolvimento

Foi entregue na manhã deste sábado, 23, a nova PA-453, também conhecida como Avenida Fernando Guilhon, em Santarém, no oeste do Estado, na região de integração do Baixo Amazonas. Com cinco quilômetros de extensão e mais de 18 metros de largura, a obra de duplicação da estrada conta com ciclovia e calçadas, representando um marco significativo para diversos aspectos cruciais do desenvolvimento local.

Em agenda na cidade, o evento contou com a presença do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan, do prefeito Nélio Aguiar, e demais autoridades estaduais e municipais. A Avenida Fernando Guilhon é o principal corredor de acesso rodoviário da cidade e compreende o acesso ao Centro de Convenções Sebastião Tapajós, entregue pelo Governo do Pará, ao aeroporto e a vários bairros do município.

A pavimentação asfáltica, com a duplicação da Fernando Guilhon, é uma obra realizada pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran), com recursos do Tesouro do Estado, orçada em mais de R$19 milhões.

Desenvolvimento - Além de melhorar a infraestrutura viária, proporcionando uma via mais segura e eficiente aos moradores, a obra tem um impacto positivo direto no setor do turismo, na economia local e na segurança da entrada da cidade.

A avenida também se interliga com a BR-163, a Santarém-Cuiabá, e com a PA-457, conhecida como "Everaldo Martins", permitindo o acesso, a partir da sede municipal de Santarém, ao distrito de Alter do Chão, importante destino turístico do oeste paraense.

"A duplicação da Avenida Fernando Guilhon não apenas beneficia o fluxo de tráfego, mas também promove o desenvolvimento comercial e industrial, enquanto contribui para tornar a entrada da cidade mais segura e acolhedora para residentes e visitantes, reforçando a importância da obra para o turismo, economia e segurança da região", informou o secretário de transportes, Adler Silveira.

Para muitos moradores, a obra representou um avanço na mobilidade e segurança no tráfego local.

O morador Jocélio Carneiro é ciclista e utiliza a estrada para a prática do esporte. "Foi uma grande melhoria colocaram ciclovias, ampliaram a rodovia porque antes aqui era praticamente trafegável para nós ciclistas. A gente andava no meio dos carros e era caótico. Agora está muito mais seguro e virou um cartão postal para a cidade", comentou.

Mobilidade - Ainda em Santarém, foi inaugurada a nova Rua Angélica possui uma extensão de mais de 2,6 km e as obras contaram com investimento de R$ 7,6 milhões. Foram executados os serviços de drenagem profunda, terraplanagem, pavimentação asfáltica, meio-fio, calçada com piso tátil e sinalização vertical e horizontal. A via faz parte de um convênio firmado entre a Seop e prefeitura municipal para a pavimentação de 20 vias dos bairros Santarém e Esperança. O investimento total é de R$ 38,1 milhões.

Por: Paulo Garcia
Publicado em: 23/03/2024