Início >> Noticia >> Governo do Pará autoriza a construção de sete pontes na PA-256, em Moju

Governo do Pará autoriza a construção de sete pontes na PA-256, em Moju

As novas estruturas vão garantir mais segurança ao transporte de cargas e passageiros em uma das mais importantes rodovias do Pará.

Na manhã desta quarta-feira (03), o governador Helder Barbalho assinou o convênio para construção de sete pontes em concreto armado na Rodovia PA-256, no município de Moju, na Região de Integração Tocantins. As novas pontes vão substituir estruturas já desgastadas.

"Estamos aqui autorizando a construção e substituição dessas pontes de madeira por pontes de concreto, visando resolver imediatamente os problemas dessas estruturas, que são fundamentais para o desenvolvimento desta região. Além disso, queremos garantir a segurança da população, especialmente durante o inverno, evitando incidentes como o desabamento de pontes de madeira sob o peso de veículos pesados, o que poderia deixar comunidades isoladas. Portanto, investir em pontes de concreto representa um compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar de nossos cidadãos", destacou Helder Barbalho.

A obra é mais uma parceria do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), e a Prefeitura de Moju, com investimentos do Tesouro Estadual, que ultrapassam R$ 10 milhões.

"Essas obras desempenham um papel fundamental na melhoria significativa da mobilidade local, proporcionando facilidades, tanto para o deslocamento de pessoas quanto para o transporte de mercadorias. Estamos falando de pontes de concreto armado, que serão construídas conforme as normas técnicas e especificidades de cada local de construção. Esse projeto reflete o compromisso inequívoco do governo em fortalecer a infraestrutura e impulsionar o desenvolvimento em todas as regiões do Pará", frisou o titular da Setran, Adler Silveira.

Pavimentação histórica - No início deste ano, o Governo do Pará entregou mais de 150 quilômetros de pavimentação da PA-256, integrando os municípios de Paragominas e Tailândia, na região Sudeste. A obra abrangeu drenagem de águas pluviais, terraplanagem, pavimentação, meio-fio, implantação de acostamento, calçada em áreas urbanas e sinalização horizontal e vertical.

Uma das rodovias mais extensas e importantes do Estado, com 364 quilômetros de extensão, a PA-256 tem um importante papel no desenvolvimento econômico da região. A entrega solucionou um problema histórico, uma vez que, até então, havia somente a opção de tráfego pela BR-010 (Belém-Brasília) para chegar à Rodovia PA-150, rota para o Sul e Sudeste do Pará. Em breve, novos trechos da PA-256 receberão obras de pavimentação.

Por: Paulo Garcia (SETRAN)
Publicado em: 03/04/2024 e atualizado em 17/04/2024 as 14:09:51