Início >> Noticia >> Obras da Mário Covas, de aproximadamente R$ 10 milhões, iniciam em novembro

Obras da Mário Covas, de aproximadamente R$ 10 milhões, iniciam em novembro

Revitalização da via contará com intervenção estrutural

O titular da Secretaria de Estado de Transportes, Kleber Menezes, reuniu autoridades de Belém e de Ananindeua, além de sua equipe técnica, no auditório Engenheiro Paulo Nunes da Silva, na Setran, para anunciar que as obras de revitalização da Rodovia Mário Covas serão iniciadas ainda no mês de novembro. Os serviços representarão uma ampla intervenção estrutural, típica em área urbana, 20 anos após a inauguração da via.

A ETEC – Empresa Técnica de Engenharia e Comércio Ltda., que possui mais de 30 anos de experiência em execução de obras estaduais, venceu a Concorrência Pública nº. 26/2017, voltada à restauração da pavimentação, passeio, drenagem e sinalização da Rodovia Mário Covas, com extensão de 7,20 km, no trecho do entroncamento da BR-316 ao entroncamento da Rodovia Augusto Montenegro.

Importante via de escoamento da produção industrial da Região Metropolitana de Belém em direção ao Porto de Vila do Conde, a Rodovia Mário Covas possui função orgânica junto à população dos municípios de Belém e de Ananindeua e de todo o Pará. Kleber Menezes ressaltou que serão resolvidos problemas endêmicos da via por meio de intervenção estrutural de engenharia, com retirada de camadas de revestimento asfáltico que comprometem a drenagem e a nivelam ao passeio. Paulo Mariano, Diretor Técnico da Setran, informou que será realizado um trabalho de fresagem do resvestimento asfáltico. “Depois de todas as intervenções teremos uma pista com 7,5 cm de asfalto, com revitalização do canteiro e das calçadas, além da sinalização completa da Rodovia”, garantiu Mariano.

Na segunda semana de novembro haverá uma reunião técnica entre os engenheiros responsáveis pela fiscalização da obra, o empresário contratado, João Paulo Macedo, e representantes das prefeituras de Belém e de Ananindeua para que sejam verificados os impactos da execução da obra na fluidez do trânsito e estabelecido o planejamento das frentes de trabalho.

José Megale, Chefe da Casa Civil, representando o Governador do Estado, Simão Jatene, parabenizou o esforço da Setran pela importância da Rodovia Mário Covas, “pelo contexto modal de transporte de pessoas e cargas possibilitado por esta via”, lembrou. Segundo ele, é preciso, também, agradecer à população, pela paciência no decorrer das obras, que impactam a mobilidade urbana, além da parceria dos municípios de Belém e de Ananindeua. “Precisamos desta ajuda mútua para fazer crescer o Pará”, afirmou.

Para Manoel Pioneiro, Prefeito de Ananindeua, o anúncio do início das obras na Rodovia Mário Covas é motivo de festa. “Há 20 anos eu era Prefeito de Ananindeua quando, ao lado do Governador Almir Gabriel, duplicamos a Mário Covas, conhecida, até então, como Rodovia do Coqueiro. Ela é a única via que dá acesso a carretas com destino à capital paraense, por onde circulam mais de 350 carretas/dia”, disse.

O deputado estadual Miro Sanova lembrou que a “Rodovia Mário Covas é a mais importante de Ananindeua, por dar acesso à maior área populacional do município, a Cidade Nova”. De acordo com o deputado estadual Eliel Faustino, “esta obra é um verdadeiro sonho da população que se torna realidade e graças à visão macro que tem o governador Simão Jatene, que viu a possibilidade do desenvolvimento regional por meio da integração do transporte urbano da Região Metropolitana”.

Representando os vereadores de Ananindeua presentes, Elias Barreto considera que a obra de revitalização da Rodovia Mário Covas representa um resgate de uma importante avenida pelo Governo do Estado. “Ela é importante para os dois municípios e por ela são transportadas as riquezas produzidas no nosso Distrito Industrial e em Icoaraci”, festejou o vereador.

O governo do Estado investirá, aproximadamente, R$ 10 milhões na obra, com prazo de execução previsto para quatro meses, que contará com pavimentação – incluindo regularização de subleito, capa de rolamento e correção de defeitos por fresagem descontínua –, serviços de drenagem e desobstrução de bueiro e canal, construção de calçada e canteiro central, sinalização horizontal e vertical.

Foi marcado para o dia 13 de novembro, às 10h, no Km 2 da Rodovia Mário Covas, à altura do SESI Ananindeua, o ato de assinatura da Ordem de Serviço das obras, com a presença dos Prefeitos de Belém e de Ananindeua.

Também participaram da Reunião de Trabalho na Setran o Vice-prefeito de Ananindeua, Carlito Begot, os Secretários Municipais de Ananindeua Rui Begot (Urbanismo), Osmar Nascimento (Saneamento e Infraestrutura) e Fábio Figueiras (Cultura, Esporte, Lazer e Juventude), Hugo Atayde, diretor de Trânsito e Transporte da Semutran, os vereadores de Ananindeua Bitoti, Breno Mesquita, Carlúcio, Chico Barros e Robson Barbosa, e a equipe da Setran, composta por Rodrigo Nassar, Diretor de Planejamento, Ernani Lisboa Coutinho Jr., do Núcleo de Licitações e Contratos, e Vera Lúcia, do Núcleo de Controle Interno.

Publicado em: 01/11/2017 e atualizado em 03/05/2018 as 10:16:37